Em Congressos e Simpósios vê-se um número cada vez maior de posteres que traduzem os trabalhos de investigação desenvolvidos em campo e a necessidade de partilhar os resultados da prática juntos dos outros profissionais.
Mas muitas vezes a mera vontade de elaborar um poster pode não ser suficiente para que o resultado final seja satisfatório do ponto de vista do público e do avaliador.
Muitos posteres reflectem o extenso conhecimento do autor e especialmente o seu desejo de apresentar tudo o que sabe na sua área específica de experiência.
Talvez por isso alguns posteres apresentam-se demasiado decorados, demasiados preenchidos e se tornam difíceis de ler.
Como decidir o aspecto geral do poster?
Manter a atenção do público – o aspecto geral do poster deve poder captar a atenção do público rapidamente, pelo menos até a mensagem central ser passada.
Esta comunicação deve ocorrer num período de tempo que não deve ultrapassar os 30 segundos.
Siga as indicações da organização - Normalmente as organizações fornecem instruções para a produção do poster. Aí poderá encontrar as dimensões, formato, tamanho de letra e composição do texto. É importante seguir estas indicações rigorosamente.
Organização do poster
Simplifique – todos os posteres devem conter titulo, autor(es), objectivo, metodologia, resultados e conclusão/discussão. Lembre-se que um poster não é uma dissertação e a informação deve ser reduzida ao mínimo essencial – quase tão simples como um telegrama.
Isto permite ao público poder entender melhor e mais rapidamente a mensagem.
Dica: Se tem mais informação para fornecer para além da que cabe no poster será boa ideia disponibilizar resumos do poster com essa informação adicional. Pode adquirir um tabuleiro para papel ou construir um em cartão para colocar esta informação junto ao poster durante a exposição.
Organize – Opte por organizar o texto por colunas. A opção por barras com longas linhas de texto torna a leitura ser difícil e cansativa.
Dica: uma linha não deve ter mais de 55 palavras (incluindo espaços).
O texto – As letras do poster devem ter pelo menos 10 mm de altura (tamanhos de letra entre 36 e 40) para ser lido a uma distância de 2 metros.
Dica: Se trabalhar com computador é fácil verificar se o texto é legível: coloque o zoom a 100% e afaste-se 2 metros do ecrã.
As imagens - Coloque poucas fotografias e seja crítico ao escolher aquelas que exprimam exactamente o que quer dizer. Devem ser nítidas, brilhantes e suficientemente grandes para que se consiga perceber o que representam.
Dica: colocar uma legenda curta mas precisa da fotografia/imagem. Muitas pessoas lêem apenas esta legenda porque é mais curta e prática, por isso este é o local onde informação importante pode ser colocada.
Desenhos ou esquemas – se puder, poupe palavras convertendo parte da mensagem em desenhos ou esquemas. São a atracção visual perfeita.
Tabelas e diagramas – devem ser tão simples quanto possível para facilitarem a leitura e interpretação.
Gráfico – se tem números complicados para apresentar prefira a utilização de gráficos. São mais fáceis e rápidos de ler e o publico não tem muito tempo.
O fundo do poster - deve ser discreto de modo a não “absorver” os restantes componentes, nem distrair o leitor do que se pretende transmitir.
Compor o poster - É uma boa ideia organizar a área do poster utilizando uma grelha quadriculada. Reúna dum modo organizado todos os componentes mencionados acima .
Dica: Quando pedir a impressão final do poster não se esqueça que a superfície deve ser mate ou acetinada para evitar o brilho do reflexo quando o poster for fotografado com flash pelo público que o pretenda estudar melhor.
Como compor - Pode construi-lo sozinho ou solicitar ajuda técnica. É sempre mais imaginativo fazê-lo sozinho.
Com estas orientações divirta-se a elaborar o seu poster.
Quem sabe se não será o vencedor do próximo prémio!
Boa Sorte
Bibliografia: CLEMATIDE, Birgitte – The Poster. The EWMA Journal , vol 8; Nº 1; Janeiro 2008 pg 44-47